Mil jogos de PC foram banidos do Steam por 'mau comportamento'

A listagem não conta com nomes muito conhecidos, mas alguns deles são vendidos no serviço já há alguns anos

Jogos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Valve baniu aproximadamente mil jogos da plataforma Steam na última semana, segundo o Steam Tools, um site paralelo que rastreia as entradas e saídas do catálogo da loja de games para PC. O número representa aproximadamente um terço de todos os títulos que já foram banidos na história da plataforma. A listagem não conta com nomes muito conhecidos, mas alguns deles são vendidos no serviço já há alguns anos. A empresa não detalhou o motivo das remoções, mas comunicou que os banimentos foram resultado de "mau comportamento" por parte de algumas desenvolvedoras de jogos. A notícia está no site Tech Tudo.

Segundo um comunicado da Valve, alguns parceiros abusaram de ferramentas Steamworks — que existem para ajudar o desenvolvedor a produzir e publicar os seus jogos livremente na plataforma. As infrações não foram especificadas pela empresa, mas, como consequência, os parceiros foram notificados e os seus jogos foram banidos do serviço. Isso não significa que esta é uma medida permanente: caso os problemas sejam resolvidos, é possível que os jogos se adequem às condições da Valve voltem a ser comercializados normalmente.

Já houve casos em que jogos foram banidos da Steam por promoverem temas polêmicos como estupro, exploração infantil e discursos de ódio. Em 2018, uma polêmica com relação à censura de jogos pornográficos na plataforma veio à tona.

Na época, a empresa solicitava que os desenvolvedores alterassem o conteúdo explícito para que o jogo pudesse ser comercializado normalmente, mas uma mobilização da comunidade levou a plataforma a alterar suas políticas e adotar uma postura mais liberal — reforçando os avisos de conteúdo adulto ou ocultando os jogos completamente com base nas configurações dos usuários.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES