A maior câmera digital do mundo está em construção e, quando pronta, terá as dimensões de um carro pequeno. Desenhada para integrar o LSST (telescópio cuja missão será varrer o céu noturno com sua lente de 8,4 metros), a câmera é de longe a maior da humanidade e terá capacidade de gerar imagens com até 3,2 bilhões de pixels.
A super câmera foi imaginada para integrar um telescópio a ser construído na Cordilheira dos Andes.
Estima-se que quando pronta, a máquina será capaz de registrar mais de 30 TB de dados por noite e algo em torno de 6 milhões de gigabytes por ano. Para ter uma ideia, é o equivalente a tirar 800 mil fotografias em uma câmera de 8 megapixels no mesmo período.
Pesando três toneladas, o LSST será mais do que um enorme telescópio a serviço da ciência. Uma parceria com o Google prevê a utilização dos dados obtidos pela poderosa câmera de 3,2 bilhões de megapixels de uma forma universal e útil, via Internet, por toda a humanidade.
Ainda em fase de preparação, o projeto recebeu do Departamento de Energia dos Estados Unidos uma importante notícia. O projeto foi aprovado, o que significa que tem sinal verde para captar financiamentos e acelerar o programa de construção. A estimativa é que o LSST entre em serviço em 2014 e opere por pelo menos 10 anos.