Internet via satélite de Elon Musk chega ao Brasil; Veja os preços! - Starlink: rede de internet de Elon Musk

A empresa promete uma rede de até 500 Mb/s. Além disso, a assinatura e os equipamentos já podem ser reservados. - Starlink: rede de internet de Elon Musk

Slide 2 de 2

Starlink: rede de internet de Elon Musk

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Starlink foi criada em 2015 como um braço da SpaceX, de turismo espacial. Atualmente, ela opera de forma quase independente. Além disso, o projeto promete colocar 42 mil de satélites em órbita baixa, cerca de 500 km e 2.000 km de altitude, para comercializar internet por uma assinatura mensal, parecido com o que as operadoras de telecomunicações fazem com as estruturas de redes no solo da Terra.

De acordo com Elon Musk a ideia é que esses satélites criem uma rede capaz de cobrir todo o Planeta, principalmente em regiões remotas e rurais. Isso aumenta o potencial de inclusão e expansão de negócios.

Para isso é importante ter um grande número de satélites, isso porque cada equipamento se liga em rede e garante que não existam áreas sem cobertura conforme o globo terrestre se move. No entanto, o custo do serviço é alto. De acordo com a empresa, existe um prejuízo nas vendas dos planos porque os equipamentos são caros, tanto nas peças quanto nos processos de fabricação. Nos EUA, os planos de assinatura custam em média US$ 500 dólares.

Além disso, Elon Musk descarta cobrir o Ártico e a Antártida. Mesmo com o barulho do bilionário, a internet por satélite em baixa órbita não é uma novidade, já que operadoras tradicionais, como a Embratel, já haviam oferecido serviço similar antes.

A rede de Musk promete velocidade de acesso entre 100 e 200 Mbps, assim como a diminuição de latência de até 20 milissegundos na maioria dos locais. Os números devem melhorar à medida que mais satélites forem lançados ao espaço. No momento, a Starlink possui 2.000 satélites na órbita baixa da Terra. A estimativa é que esse número chegue até 4.425 em 2024.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES