O Instagram anunciou nesta segunda-feira (16) que vai começar a avisar usuários quando uma legenda para uma foto for considerada ofensiva, antes mesmo de ela ser publicada. A notícia está no site G1.
A rede social irá utilizar uma inteligência artificial para enviar uma mensagem, pedindo que o usuário repense o texto da legenda. Esse recurso está disponível para comentários, que também enviam uma notificação caso o conteúdo seja ofensivo, e funciona com base em conteúdos e termos denunciados com frequência.
Consultado pelo G1, o Instagram afirmou que esse recurso ainda não está disponível no Brasil e que começa a funcionar apenas em alguns países. Segundo o Instagram, a iniciativa é parte dos esforços de "combate ao bullying". A empresa anunciou oficialmente essa postura durante a F8, a conferência para desenvolvedores do Facebook, que aconteceu em maio.
De lá pra cá, a empresa já retirou a contagem de curtidas em diversos países e também removeu outras funções da plataforma, como a possibilidade de ver o que os amigos haviam curtido.
"Esse aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que nós não permitimos no Instagram, e quando uma conta possa estar sob risco de quebrar as nossas regras", disse a empresa em um comunicado oficial.