Inovação: Carro voador chinês aguarda liberação para iniciar testes no Brasil

A Anac está revisando acordos com outras autoridades aéreas para facilitar a certificação de aeronaves estrangeiras no Brasil

Inovação: Carro voador chinês aguarda liberação para iniciar testes no Brasil | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em discussão sobre as regras para a operação de um futuro "carro voador" feito pela subsidiária da Embraer. Enquanto isso, uma empresa concorrente chinesa, a EHang, pode realizar o primeiro voo de uma aeronave desse tipo na América Latina, aqui no Brasil. O modelo EH216-S é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da EHang, com autorizações de voos experimentais solicitadas à Anac pelas representantes comerciais da empresa no Brasil.

Transporte de passageiros: A EHang já está mais avançada no desenvolvimento do seu eVTOL, recebendo certificação na China em outubro. Enquanto isso, a Eve, subsidiária da Embraer, prevê seu primeiro voo em 2026. O modelo da EHang pode transportar dois passageiros em voos curtos de até 30 quilômetros, enquanto o da Eve poderá levar até seis pessoas em trajetos mais longos, de até 100 quilômetros.

Certificação no Brasil: As representantes da EHang no Brasil, AT Global e GoHobby, planejam receber aeronaves para demonstrações e testes. A Anac está revisando acordos com outras autoridades aéreas para facilitar a certificação de aeronaves estrangeiras no Brasil. O preço sugerido para o eVTOL da EHang é de US$ 410 mil (cerca de R$ 2 milhões), e a empresa o promove como uma opção útil em diversas aplicações, como táxi aéreo e transporte turístico.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES