Google estaria reduzindo salário de estagiários em quase 50%

Um dos mais coçados do mundo, o programa de estágio de verão do Google já foi até mesmo tema de um filme

Google | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um dos mais coçados do mundo, o programa de estágio de verão do Google já foi até mesmo tema de um filme (bem mais ou menos). Mas, a versão 2020 da ação está causando polêmica. Isso porque os estagiários internacionais que estão se juntando ao programa - , agora totalmente online devido à pandemia do COVID-19 - estão descobrindo só agora que receberão menos do que fora acordado anteriormente. A notícia está no site CanalTech.

Várias pessoas que se juntam ao programa de estágio de verão do Google deste ano declaram ao site Business Insider que os recrutadores os contataram esta semana para informar que sua remuneração seria significativamente menor do que suas ofertas iniciais. De acordo com e-mails compartilhados com a página, alguns estagiários tiveram seus salários reduzidos em quase 50%. Antes da pandemia, eles deveriam comparecer ao HQ do Google em Mountain View, na Califórnia, em maio. Agora, todos terão de concluir o programa em seus países de origem.

Mas o trabalho não diminuiu

Sob condição de anonimato, um estagiário no Canadá, declarou ao Business Insider que que seus deveres e projetos não tinham mudado, mas que sua remuneração havia sido reduzida em 46%. "Embora eu me considere privilegiado por ainda ter um emprego de verão, não acredito que a situação impeça o Google de agir de maneira honrosa", afirmou ele que, originalmente, assinou uma oferta para um cargo no escritório de Google em Sunnyvale, Califórnia, muito próximo da sede da empresa, em Mountain View.

Ao que tudo indica os estagiários canadenses foram os primeiros a saber da redução, mas, os outros países já estão recebendo as mesmas atualizações sobre o tema ao longo da semana. Um deles, na Índia, disse que seu recrutador confirmou que ele conseguira o cargo, mas ponderou que eles "ainda estão deliberando" se os salários acordados permanecerão os mesmos.

Outro estagiário no Reino Unido disse que seu recrutador afirmou que ele receberia uma nova oferta esta semana, mas ainda não havia confirmado se isso incluiria uma redução de salário. Estagiários nos EUA disseram que não foram notificados sobre tais alterações na reuneração.

24 horas

Além da frustração gerada pela redução sensível do salário, os estagiários internacionais se queixaram também do prazo que o Google está dando para decidirem a oferta: eles teriam 24 horas para assinar o novo contrato com o contracheque reduzido - algo que Business Insider confirmou ao analisar os e-mails.

Também sob sigilo por medo de perder sua oferta, outro dos estagiários disse ao Business Insider disse que o Google informou que eles teriam direito ao valor original prometido se conseguissem obter autorização de trabalho nos EUA. O problema é que o presidente Donald Trump suspendeu os processos de imigração por três meses, devido à pandemia do coronavírus.

Contatado pela Business Insider, um porta-voz do Google afirmou que os estagiários estavam ganhando um valor consistente com o que receberiam pelo estágio em seu país de origem, mas não detalhou por que a oferta havia sido alterada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES