A engenharia de busca da Google receberá uma atualização que tornará mais fácil para os usuários acharem as informações que precisam, colocando suas pesquisas no contexto, disse a companhia nesta quarta-feira.
Nos próximos dias os usuários -apenas dos EUA - começarão a ver uma coluna extra aparecer em suas páginas de resultado de buscas do Google. A chamada ?Knowledge Graph? foi desenhada de modo que as buscas possam cavar mais fundo para atender às pesquisas, pedindo aos usuários que sejam mais específicos acerca do que estão procurando.
Por exemplo, se um usuário buscar pela palavra ?patriota?, o novo serviço irá perguntar se ele está interessado em informações sobre o time de futebol ?Patriotas da Nova Inglaterra (em tradução livre)?, participantes da Revolução Americana ou o ?Teatro dos Patriotas? em Nova Jerséi. Uma vez que a pessoa selecionar o assunto específico, os assuntos irrelevantes desaparecerão.
?Esse é um primeiro passo crítico na construção da nova geração de buscas, que vai de encontro com a inteligência coletiva da web e entende o mundo um pouco mais como uma pessoa?, escreveu Amit Singhal, vice-presidente sênior de engenharia da Google.
?Estamos orgulhosos de nosso primeiro passinho de bebê, o Knowledge Graph, que irá nos permitir fazer buscas mais inteligentes, nos deixando próximo ao computador de ?Star Trek? que eu sempre sonhei em construir?, adicionou.
O serviço estará disponível em desktops, smartphones e tablets, ainda de acordo com o executivo.