O navegador de internet do Google, o Chrome, superou o rival Firefox pela primeira vez em novembro e continua a diminuir a distância que o separa do líder do mercado Internet Explorer, da Microsoft, informou a empresa de análises na Internet StatCounter nesta quinta-feira.
"Podemos esperar por uma fascinante batalha entre a Microsoft e o Google na medida em que o crescimento do Chrome sugere que o navegador se tornará um verdadeiro rival para o Internet Explorer globalmente", disse o presidente-executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, em comunicado.
Em novembro, o Chrome viu sua participação de mercado quase dobrar frente a um ano atrás, para 25,7%, enquanto o market share do Explorer caiu para 40,6% - ante 48,2% na comparação anual.
A participação do Firefox - que é popular na Europa - caiu globalmente para 25,2%, ante 31,2% em novembro de 2010. O Safari, da Apple, fica com a distante quarta posição do mercado, com 5,9% de market share, enquanto o Opera, quinto colocado, tem 1,8% do mercado.
As estatísticas da StatCounter são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de websites, com uma amostragem de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês.