O Google cancelou o serviço que pretendia digitalizar edições antigas de jornais de diversos países na última sexta-feira (20). A empresa mantém o Google News Archives há três anos e seu objetivo principal era digitalizar arquivos antigos de jornais. As edições mais antigas datam do século 18.
Segundo a empresa, atualmente estão disponíveis na internet mais de 3,5 milhões de artigos de mais de 2 mil jornais de todo o mundo. Este conteúdo continuará online e poderá ser acessado gratuitamente por qualquer internauta. Contudo, a empresa não adicionará novos artigos ao arquivo de jornais.
"Não planejamos apresentar novos recursos e funcionalidades para o Google News Archive e não vamos mais aceitar microfilmes ou arquivos digitais de jornais para processar", disse o Google em comunicado. Além do serviço para digitalizar jornais, o Google mantém atualmente o Google Books, que promete digitalizar todos os livros do mundo. Por conta deste serviço, o Google enfrenta alguns problemas legais relacionados aos direitos autorais de autores e editoras.
Em dezembro do ano passado, o Google também lançou uma loja virtual de livros eletrônicos (e-books) em parceria com diversas editoras. Atualmente, o serviço oferece mais de 3 milhões de títulos para venda, entre romances, bestsellers e clássicos.