Uma falha descoberta no Facebook acabou mostrando que as fotos marcadas como protegidas não estavam tão protegidas assim. Segundo um membro do fórum Bodybuilding.com, que descobriu o bug, qualquer usuário que executasse um procedimento conseguia acesso a certas fotos de membros do site mesmo que eles não tivessem adicionado como amigos.
Mark Zuckerberg - Uma das fotos do álbum pessoal que vazou
O procedimento consistia em denunciar uma pessoa por ter uma foto inapropriada no seu perfil. Depois desse passo o Facebook oferece a opção de detalhar onde está a foto e, logo depois do perfil ser reportado, pergunta se o usuário não quer ajudar selecionando as imagens em questão. Se o usuário seguir adiante, nesse ponto a rede social exibe as fotos consideradas privadas para que sejam selecionadas como parte da denúncia.
Quando questionado sobre esse bug, o Facebook admitiu o erro. Segundo um porta-voz da empresa, o bug aconteceu em uma das liberações de código mais recentes do site e ficou no ar apenas algumas horas. Depois que descobriram o bug, eles desativaram a opção de anexar imagens na denúncia de uma pessoa e só devem ativá-la novamente depois de se certificarem que não há erros.
Mesmo assim, antes que a falha fosse consertada, alguém conseguiu usá-la para ter acesso às fotos do perfil de Mark Zuckerberg na rede social. Ele publicou esse álbum contendo 14 fotos que estavam protegidas no perfil do co-fundador do Facebook.