Vazaram, no último sábado (3), dados de 533 milhões de usuários do Facebook e agora estão disponíveis gratuitamente em fórum de hackers.
Segundo o The Record, o banco estava dividido em 106 pacotes diferentes, um para cada país, com informações como nome completo, telefone, data de nascimento e email.
Embora o Facebook tenha afirmado que os dados em questão são antigos e que fazem parte de uma brecha da plataforma que já foi corrigida, especialistas averiguaram as informações e afirmaram que os dados são legítimos.
Ou seja, o banco ainda pode ser usado por cibercriminosos para realizar ataques de engenharia social e praticar golpes e fraudes.
Para conferir se o seu email foi exposto neste ou em outros vazamentos de dados, confira o passo-a-passo abaixo:
1. Acesse o site haveibeenpwned.com;
2. Digite seu endereço de email na barra de buscas;
3. Se a informação foi vazada, você receberá uma mensagem do site alertando para alterar a senha e ativar a autenticação de duas etapas na sua conta.
Na plataforma, as pessoas também podem conferir todas as violações de credenciais vinculadas ao endereço de email cadastrado na página.
Além disso, o fundador do site, Troy Hunt, disse em um tweet que pretende expandir o serviço para que a plataforma identifique também números de telefone vazados no banco de dados. Para as pessoas afetadas pela divulgação de dados, especialistas recomendam que a senha seja alterada o mais rápido possível.