Entenda o funcionamento da câmera de ré dos carros

Sistema permite que o motorista veja o que está atrás do veículo e diminui pontos cegos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As novas tecnologia automotivas surgem para trazer mais comodidade para os motoristas, ao mesmo tempo que podem contribuir para a segurança no trânsito. Um exemplo são os carros com câmera de ré, que auxiliam para manobrar o veículo e fazer balizas.

Esse sistema entra em ação no momento em que o condutor aciona a marcha ré, habilitando a imagem de imediato na tela de visualização. A câmera possui uma lente angular para aumentar a visibilidade, e facilitar a observação de objetos próximos a traseira do veículo.

Imagem: Renault-Kwid-Intense-2019-camera-re/ Divulgação Renault

Com isso, manobras como a baliza se tornam mais fáceis, pois há a redução de pontos cegos, e o motorista consegue ter maior noção do espaço onde irá estacionar. Em muitos sistemas ainda é possível ter a trajetória que o veículo irá percorrer de acordo com a posição das rodas dianteiras. O sistema capta a posição do volante por meio de sensores e projeta o trajeto sobre a imagem da câmera.

A segurança é outro ponto forte da câmera de ré. Como ela dá ao motorista uma visão do que está atrás do veículo, diminui a chance de ocorrer pequenos acidentes, como leves batidas e arranhões, até ocorrências mais graves, como atingir pessoas ou animais que estejam em um ponto cego do carro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES