Fazer trilhas e explorar regiões montanhosas é uma atividade bastante saudável para o corpo e para a mente; porém, um ponto negativo é a necessidade de se levar uma bagagem repleta de itens de sobrevivência que acaba judiando de suas costas. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong criaram um dispositivo robótico teoricamente capaz de reduzir o peso da sua mala. A notícia está no site Canaltech.
Em um estudo batizado de “Uma mochila que minimiza a aceleração vertical da carga melhora a economia do caminhar humano”, os chineses descrevem um “robô vestível” no qual você pode acoplar sua bolsa e que usa uma série de aparatos para reduzir a força inercial ao caminhar.
“O objetivo de nossa mochila é eliminar a força de inércia da carga que atua sobre os caminhantes humanos de forma que os portadores experimentem apenas a força gravitacional. Para realmente beneficiar os transportadores de carga em um ambiente externo, a mochila deve ser totalmente autônoma e capaz de transportar cargas substanciais”, explica a equipe.