Eletrônicos brasileiros podem 'ficar fora' do mercado americano

A medida colocará em risco 25% a 30% das exportações do setor eletroeletrônico para os EUA

EUA | CNN
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No começo da semana, o Brasil foi excluído da categoria de "países em desenvolvimento" por parte dos EUA. Isso deve resultar na elevação de impostos sobre produtos brasileiros que entram no país, principalmente eletroeletrônicos. A mudança foi anunciada pelo Departamento de Comércio dos EUA. A notícia está no site Olhar Digital.

Apesar de o governo brasileiro afirmar que a medida terá pouco impacto econômico, ela colocará em risco 25% a 30% das exportações do setor eletroeletrônico para os EUA. Esse é o volume de produtos que são exportados para o país norte-americano e se beneficiam do SGP - Sistema Geral de Preferências. O sistema é responsável por oferecer descontos para a compra de produtos de países em desenvolvimento, com o objetivo de equalizar as diferenças regionais no comércio exterior.

Para a Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - a retirada do Brasil da categoria é mesmo "preocupante". A entidade ressalta que o SGP está em fase de renovação, e agora pode ter sido colocado em risco. "Sem essa condição os produtos brasileiros perdem competitividade no mercado americano", afirma a Abinee. A consequência direta seria que os fabricantes daqui ficariam de "fora do mercado" dos EUA.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES