Stephen Wilhite, um dos principais inventores do GIF, morreu na semana passada em decorrência de complicações da Covid-19 aos 74 anos. A informação foi divulgada pela esposa, Kathaleen Wilhite, ao The Verge. Ele estava cercado pela família quando faleceu. Sua página de obituário observa que “mesmo com todas as suas realizações, ele permaneceu um homem muito humilde, gentil e bom”.
Stephen Wilhite trabalhou no GIF, ou Graphics Interchange Format, que agora é um formato de imagens animadas, enquanto trabalhava na CompuServe na década de 1980. Ele se aposentou no início dos anos 2000 e passou seu tempo viajando, acampando e construindo modelos de trens em seu porão.
“Embora os GIFs sejam sinônimos de memes animados da internet hoje em dia, não foi por isso que Wilhite criou o formato. A CompuServe os introduziu no final da década de 1980 como uma forma de distribuir “gráficos de alta qualidade e alta resolução” em cores em uma época em que as velocidades da internet eram glaciais em comparação com o que são hoje. “Ele inventou o GIF sozinho – ele realmente fez isso em casa e trouxe para o trabalho depois de aperfeiçoá-lo”, disse Kathaleen. “Ele descobria tudo em particular em sua cabeça e depois ia para a cidade programando no computador.”
Várias mensagens de ex-colegas em sua página de obituário diziam que Stephen também fez outras contribuições importantes durante seu tempo na CompuServe, descrevendo um trabalhador que teve uma grande influência no sucesso da empresa.
Depois que Stephen se aposentou, o casal viajou junto. Kathaleen disse que uma das viagens mais memoráveis foi a lua de mel quando visitaram o Grand Canyon. “Eu nunca tinha visto isso antes, e ele queria me mostrar”, disse ela com carinho. O casal também ia acampar “o tempo todo”, disse ela.
Enquanto estava em casa, ele gostava de trabalhar em seu modelo de trem. “Quando construímos a casa, na verdade tínhamos uma seção inteira no porão para sua sala de trem. Ele sempre fez os projetos e o trabalho elétrico para o layout”, disse Kathaleen.
Na entrevista ao Times, Wilhite disse que um de seus GIFs favoritos é o meme do bebê dançando , que se tornou viral antes de “memes” e “viralizar” serem termos amplamente utilizados. Então , aqui está para você, Sr. Wilhite. Obrigado por criar o formato de imagem que tornou suportável o download de imagens coloridas por discagem antes de se transformar em um dos próprios idiomas da Internet.