Panning é o efeito ótico feito por uma câmera fotográfica com a velocidade de obturação lenta no qual é possível manter um assunto em foco ao mesmo tempo em que seu fundo fica com um efeito arrastado ou borrado.
Fotografia pannning: efeito fica mais fácil ao fotografar esportes. (Foto: Reprodução).
Tudo está ligado à velocidade de obturação. Quando alta, você consegue captar imagens estáticas e congeladas. Quando lenta, você consegue um efeito de movimento.
Como fazer o efeito Panning em suas fotos
Para que você possa dominar esta técnica é preciso prática e treino, não desanime se não conseguir de primeira. Tente fazer várias fotos com diferentes velocidades e acompanhando diferentes objetos.
O primeiro passo é selecionar uma velocidade de obturação baixa nas configurações de sua câmera.
Diminuindo a velocidade, aumentará o tempo de exposição e assim você conseguirá borrar uma parte da cena fotografada.
O grande truque é utilizar algumas leis da física a seu favor: acompanhar com a sua câmera o objeto em foco irá anular sua movimentação. Deixando-o com efeito congelado e o fundo desfocado dará o tal efeito arrastado ou borrado, parecendo estar em movimento.
Aponte e foque o seu assunto que está se movendo e acompanhe a câmera junto com ele. Clique e comece a tirar a foto. Continue seguindo o seu assunto com a sua câmera.
A exposição irá terminar e, se você conseguir seguir a velocidade do assunto com sua câmera, ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado.
Pode parecer complicado, mas com o tempo e com treino você pegará jeito. Há como fazer um efeito similar no Photoshop, porém os resultados feitos diretamente na sua câmera costumam ser bem melhores.