O Google Now é o assistente inteligente do Google feito originalmente para rodar em dispositivos móveis com Android e iOS (iPhone). No entanto, o sistema deverá chegar em pouco tempo também no desktop. Isso porque testes já estão sendo feitos no Canary, uma versão do Google Chrome destinada a desenvolvedores, que traz sempre em primeira mão as novidades do navegador. As mais bem sucedidas são, depois, implementadas na versão estável do programa, para o usuário final do browser.
No entanto, apesar de ser um ambiente de testes, o Canary pode ser baixado por qualquer usuário interessado em testar as novas funcionalidades. Aliás, o Google até encoraja isso, pois assim seus engenheiros conseguem ter melhores dados de performance dos testes. Sendo assim, você já pode ter uma prova de como funciona o Google Now no desktop.
Confira o tutorial:
Passo 1. Baixe o Google Chrome Canary e instale-o em seu computador seguindo as instruções na tela;
Passo 2. Abra o Canary, faça login com sua conta Google e aguarde até que suas preferências estejam devidamente salvas;
Passo 3. Vá até a barra de tarefas do Windows ou à Central de Notificações e encontre o ícone de notificação do Canary. Clique para abrir a janela e veja se há uma mensagem indicando a presença do Google Now;
Se sim, o recurso já está ativado e você poderá visualizar as informações por lá sempre que desejar. Caso não esteja disponível, siga para os Passos seguintes:
Passo 4. Caso o Now não seja ativado automaticamente no seu Chrome Canary, vá até a barra de endereços do navegador e digite "chrome://flags/#enable-google-now" (sem as aspas);
Passo 5. Na lista de opções encontre o "Google Now" (destacado) e marque a lista como "Ativada";
Passo 6. Em seguida, volte à barra de endereços e digite "chrome://flags/#enable-rich-notifications" (sem as aspas);
Passo 7. Na lista "Ativar notificações avançadas", ative o recurso;
Passo 8. Vá até o rodapé da página e clique em "Reiniciar agora" para aplicar as novas preferências.
Pronto. Agora você poderá ver as sugestões do Google Now diretamente no seu desktop. Mas, lembre-se, você já deve ser um usuário do serviço no celular para que o Google consiga mostrar as informações no ambientes de testes do Chrome Canary.