Cinco atletas brasileiros das Olimpíadas que bombaram nas redes sociais - 1. Italo Ferreira

Bastidores da vila olímpica em Tóquio e rotina de treinos chamam atenção de seguidores dos atletas - 1. Italo Ferreira

Slide 1 de 5

1. Italo Ferreira

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Italo Ferreira fez história ao levar a medalha de ouro na estreia do surfe nas Olimpíadas — e o primeiro ouro do Brasil nos jogos de Tóquio. O potiguar, de 27 anos, saiu do mar de Tsurigasaki carregado nos ombros pelos integrantes da equipe e caiu nas graças do público brasileiro.

Desde o dia 27 de julho, quando se tornou campeão olímpico, o surfista já ganhou mais de 1,8 milhões de seguidores no Instagram (@italoferreira), onde soma 2,9 milhões de fãs.

Mas o ouro mundial não é uma novidade para Italo, que também foi o campeão do último campeonato da Liga Mundial de Surfe (WSL), ocorrido em 2019. Na disputa de 2021, o brasileiro está em segundo lugar na competição, que acontece por pontos corridos em sua maior parte.

O campeonato será decidido em um mata-mata de 9 a 17 de setembro, e Italo Ferreira é um dos poucos com chances de derrotar o também brasileiro Gabriel Medina, líder do ranking.

Nascido em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Italo começou a surfar com 8 anos de idade. Não em uma prancha: na tampa de isopor emprestada pelo pai Luiz Ferreira, vendedor de peixe.

O menino ainda tinha que ter cuidado para não quebrar a prancha e estragar o instrumento de trabalho do pai, que, junto com a família, foi quem bancou as inscrições em campeonatos durante os longos anos sem patrocínio.

A relação com a família, especialmente com a avó, sempre foi o alicerce do atleta. Assim que saiu do mar após o ouro olímpico, em entrevista ao SporTV, Italo caiu no choro ao lembrar da avó, Dona Mariquinha: "Eu queria que a minha avó estivesse viva pra ela ver isso. Pra ver o que eu me tornei e o que eu consegui fazer."

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES