Jensen Huang, CEO da Nvidia — atualmente a empresa mais valiosa do mundo — revelou que, se pudesse voltar aos 20 anos, escolheria se dedicar às ciências físicas, área que engloba disciplinas como física, química, astronomia e geociências.
O que aconteceu
Segundo a CNBC, a declaração foi feita durante uma viagem a Pequim, na semana passada, após um jornalista perguntar: “Se você fosse um Jensen de 22 anos, recém-formado em 2025, mas com a mesma ambição, em que área se concentraria?”. Huang corrigiu a pergunta, destacando que se formou aos 20 anos, antes de responder.
Huang formou-se em engenharia elétrica pela Universidade de Oregon em 1984. Anos depois, concluiu o mestrado na mesma área pela Universidade de Stanford, em 1992, segundo informações do site da Nvidia.
Em abril de 1993, um ano após concluir o mestrado, Jensen Huang cofundou a Nvidia ao lado dos engenheiros Chris Malachowsky e Curtis Priem. Sob sua liderança como CEO, a empresa se tornou a mais valiosa do mundo e, na última semana, foi a primeira a alcançar um valor de mercado de US$ 4 trilhões.
Huang não detalhou por que escolheu as ciências físicas, mas o campo é fundamental para o avanço da IA — área central para a Nvidia, que se define como líder mundial em computação de inteligência artificial. Em janeiro, ele já havia compartilhado com jornalistas sua visão sobre o futuro da ciência e da IA.