Um hack divulgado na internet transformou um Nokia N9, popular aparelho de 2011 com sistema MeeGo, em um smartphone com Android Jelly Bean. O novo celular, chamado pelo criador de Nexus N9, seria um "celular dos sonhos", principalmente para os usuários fãs da Nokia que sempre quiseram ver um aparelho da marca com o sistema do Google.
O interessante Nexus N9, pelas configurações de seu hardware criado há quase dois anos, não seria um smartphone top de linha. O Nokia N9, no entanto, está longe de ter especificações ruins: processador single-core de 1 GHz, 1 GB de RAM, capacidade interna de 16 GB e câmera de 8 megapixels. O suficiente para competir ao menos com o iPhone 4 ou Galaxy S2.
O "aparelho dos sonhos" teria o Android 4.1 Jelly Bean, e pelo que mostra o criador do modelo, a plataforma funciona muito bem no N9. Como o design do modelo - idêntico ao Lumia 800 - é muito bonito e moderno, acrescentar o sistema operacional mais popular do mundo realmente o tornaria um smartphone bem competitivo.
O site The Verge mostrou uma pesquisa de vendas da Tomi Ahonen mostrando que, embora a Nokia tenha adotado o Windows Phone para bater no Android e no iOS, seus celulares só atingem 10% do mercado. A Samsung permanece como uma nova marca forte de celulares, enquanto a Apple mantém o segundo lugar com folga, provando que aparelhos com os sistemas do Google e da Apple ainda são os preferidos do público.