Busca: Google muda algoritmo para rebaixar sites ruins

Mudança afetará 11,8 % das buscas, o suficiente para alterar os resultados.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Google anunciou na quinta-feira (24) uma mudança importante no seu algoritmo de pesquisa em um esforço para melhorar o ranking dos sites de alta qualidade nos resultados de busca. O objetivo é reduzir a visibilidade das páginas de baixa qualidade.

Embora a empresa não tenha dito explicitamente, a mudança parece ser dirigida, em parte, às chamadas "fazendas de conteúdo" (content farms), que geram artigos baseados em pesquisas populares para subir ao topo do ranking e atrair cliques.

O Google vem enfrentando críticas por parte de alguns usuários por permitir que artigos que não são úteis apareçam com destaque nos resultados da pesquisa. Isso agora mudou, de acordo com a empresa.

A empresa disse que faz cerca de 500 mudanças em seu algoritmo por ano, mas a maioria é tão pequena que a empresa prefere não anunciá-la. Porém, esta última modificação irá afetar 11,8% das buscas, valor grande o suficiente para alterar significativamente os resultados que as pessoas vêem.

"Fazendas de conteúdo"

O anúncio não mencionou as "fazendas de conteúdo", mas Matt Cutts, líder da equipe de combate a spams, tem falado nas últimas semanas sobre o problema e disse que o Google estava trabalhando em mudanças em seu algoritmo para resolvê-lo.

"Em geral, existem algumas "fazendas de conteúdo" que eu acho que seria justo chamá-las de spam, no sentido de que a qualidade é tão baixa que as pessoas reclamam", disse em entrevista recente.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES