O Brasil registrou no último trimestre do ano 66,3 milhões de pessoas que usaram a internet em casa, no trabalho ou em locais públicos, como LAN houses. Os dados, fornecidos pelo Ibope Nielsen Online, mostra um crescimento de 16% em relação ao número registrado no final de 2008.
A pesquisa é divulgada pelo instituto quatro vezes por ano, sempre no final de cada trimestre. Os brasileiros, historicamente líderes no tempo médio de acesso, atingiram a média de 44 horas de navegação em dezembro do ano passado, colocando o país à frente dos Estados Unidos (40 horas), Austrália (39 horas), França (38) e Reino Unido (37).
Quando se inclui na análise o uso de aplicativos (programas instalados no PC como o Windows Live Messenger, conhecido como MSN) a média sobe para 66 horas em dezembro. A categoria mais visitada entre os sites é a que inclui páginas de telecomunicações e serviços de internet (como e-mails), com audiência de 34,58 milhões de visitantes únicos.
Em segundo aparece a categoria que engloba buscadores, portais e comunidades (34,51 milhões de visitas). Entretenimento é a terceira categoria, com 31,67 milhões de visitantes.