Conhecida por seus automóveis e motocicletas, a BMW divulgou o projeto de uma bicicleta, a BMW i Pedelec, que funciona com energia elétrica e também com a tração gerada pelo condutor ao pedalar. Com auxílio do pequeno motor, ela pode alcançar a velocidade de 25 km/h, e seria vendida em conjunto com o BMW i3, carro elétrico tido como revolucionário e com lançamento previsto para 2013.
Feita com fibra de carbono e alumínio, a bicicleta pode ser dobrada e guardada em praticamente qualquer lugar, como, por exemplo, o porta-malas do BMW i3. A Pedelec pode ser carregada diretamente no carro e em tomadas comuns, operação que leva uma hora e cinquenta minutos.
Com bateria totalmente carregada, a bicicleta pode cobrir distâncias de 25 a 40 km, dependendo do tipo de percurso: um trajeto com muitas subidas drena a energia mais rapidamente que um caminho plano. A autonomia baixa não chega a ser um problema, uma vez que o modelo é leve, pesa menos de 20 kg segundo a BMW, e basta ao condutor usar os pedais para seguir viagem.
O uso dos pedais também colabora para a recarga da bateria. Adotando o princípio do dínamo, cada pedalada gera eletricidade, armazenada através de um dispositivo de recuperação de energia cinética. Com distribuição de peso precisa, 50% sobre cada roda, a bicicleta promete ser fácil de manobrar e bastante equilibrada para encarar qualquer tipo de obstáculo urbano.