Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater às desigualdades sociais

O empresário estima sobre essa inovação como sendo essencial para diversos âmbitos sociais e empresariais nos próximos 10 anos.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater às desigualdades sociais | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O empresário fundador da Microsoft e Windows, Bill Gates publicou uma carta com o título “A Era da IA Começou”, onde relata a tecnologia de Inteligência Artificial como revolucionária e fundamental como a criação do celular ou da própria internet. O mesmo discorre sobre essa inovação como sendo essencial para diversos âmbitos sociais e empresariais nos próximos 10 anos. Confira a publicação no link.

“Isso (IA) mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras. Indústrias inteiras se reorientarão em torno dele. As empresas se distinguirão pela forma como o usam”, explica Gates em seu texto.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater à desigualdades sociais (Foto: Reprodução/Yoshikazu Tsuno / Getty Images)Se dedicando á filantropia, o empresário aborda que a Inteligência Artificial será importante para reduzir as desigualdades sociais no mundo, citando também a saúde, globalmente, como a “pior desigualdade”.

“[…] 5 milhões de crianças menores de 5 anos morrem todos os anos. Isso está abaixo dos 10 milhões de duas décadas atrás, mas ainda é um número surpreendentemente alto. Quase todas essas crianças nasceram em países pobres e morreram de causas evitáveis, como diarreia ou malária. É difícil imaginar um uso melhor de IAs do que salvar a vida de crianças”, descreve.

Bill Gates destaca diversos panoramas precisos no qual a IA pode desenvolver suas contribuições, seja elas na capacitação de trabalhos, auxílio à vidas, e melhoras na educação. Tendo conhecimento em como as pessoas devem reagir com a inserção dessa tecnologia, o bilionário está disposto a explicar seus benefícios e cuidados de uso em meio à sociedade.

“Qualquer nova tecnologia tão disruptiva certamente deixará as pessoas desconfortáveis, e isso certamente é verdade com a inteligência artificial. Eu entendo o porquê - levanta questões difíceis sobre a força de trabalho, o sistema jurídico, privacidade, preconceito e muito mais. IAs também cometem erros factuais e experimentam alucinações. Antes de sugerir algumas maneiras de mitigar os riscos, definirei o que quero dizer com IA e entrarei em mais detalhes sobre algumas das maneiras pelas quais ela ajudará a capacitar as pessoas no trabalho, salvar vidas e melhorar a educação”, relata em trecho da publicação.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater à desigualdades sociais (Foto: Reprodução/Internet)Sobre a possibilidade de erro do funcionamento da Inteligência Artificial ou riscos que a mesma pode acarretar, Gates fala que essas situações são possíveis, mas o desenvolvimento da tecnologia foca na correção desses erros. Esses mesmo desenvolvimentos excluem problemas como a possibilidade de ameaças contra humanos.

“Existem outros problemas, como IAs dando respostas erradas para problemas de matemática porque lutam com o raciocínio abstrato. Mas nenhuma dessas são limitações fundamentais da inteligência artificial. Os desenvolvedores estão trabalhando neles e acho que os veremos corrigidos em menos de dois anos e possivelmente muito mais rápido.”

Dentre todos os pontos que Bill Gates levanta em seus argumentos sobre a evolução e inserção da Inteligência Artificial a nível global, seu progresso na “Era da IA está repleta de oportunidades e responsabilidades”.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES