Bill Gates afirma que IA vai substituir médicos e professores em 10 anos

Para ex-diretor executivo da Microsoft, seres humanos podem se tornar menos necessários para atividades profissionais com o passar do tempo

Bill Gates em entrevista ao The Tonight Show, com Jimmy Fallon | Todd Owyoung/NBC via Getty Images Bill Gates em entrevista ao The Tonight Show, com Jimmy Fallon | Foto: Todd Owyoung/NBC via Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Bill Gates, ex-diretor executivo da Microsoft, afirmou que, na próxima década, a inteligência artificial (IA) será capaz de oferecer conhecimento médico e educacional com alta qualidade. 

"Com a inteligência artificial, na próxima década, isso [inteligência de um grande médico ou um grande professor] se tornará gratuito, algo comum, entende? Ótimos conselhos médicos, excelentes aulas particulares [ficarão disponíveis pela IA]”. A declaração foi dada em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, em uma edição do programa The Tonight Show Starring que foi exibido em fevereiro na NBC.

Ao comentar sobre os prós e contras do impacto da IA, Gates afirmou acreditar que ela poderá resolver muitos dos problemas trabalhistas atuais, mas também levantará novas questões.  

“Isso resolve muitos problemas específicos, como a falta de médicos ou de profissionais de saúde mental, mas também traz muitas mudanças. Como serão os empregos? Devemos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?”.

“Eu adoro a maneira como isso impulsionará a inovação, mas acho que ainda é um pouco desconhecido. Seremos capazes de moldar tudo isso? De forma legítima, as pessoas estão pensando: “Uau, isso é meio assustador”. É um território completamente novo”.

O apresentador Jimmy Fallon ainda perguntou se, no futuro, os humanos ainda serão necessários. Ao que Gates responde rapidamente: “Não para a maioria das coisas”. 

“Nós vamos decidir. Baseball [por exemplo], nós não vamos querer assistir computadores jogando baseball. Então, haverá algumas coisas que nós vamos reservar para nós mesmos fazermos. Mas falando sobre fazer coisas, mover coisas e cozinhar comida, com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos”, finalizou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com