Banda larga 3G garante expansão de operadoras móveis

Base de assinantes de comunicação móvel no Brasil subiu para 205,2 mi. Um crescimento de 17,2 por cento em 12 meses.

Usuário mexe em iPhone, da Apple | Reuters.
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As operadoras celulares conquistaram quase 2 milhões de novos clientes para seus serviços de banda larga móvel (3G) em janeiro, mostraram dados divulgados na sexta-feira (25) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o órgão regulador, os terminais móveis para acesso rápido à Internet totalizavam 22,57 milhões no final do mês passado, contra 20,63 milhões no encerramento de 2010.

Somando as linhas telefônicas celulares, a base de assinantes de serviços de comunicação móvel no Brasil subiu para quase 205,2 milhões em janeiro. Isso representa um crescimento de cerca de 1,3 por cento sobre dezembro e de 17,2 por cento em 12 meses.

Como nos últimos meses, o destaque entre as operadoras ficou com a TIM Participações, controlada pela Telecom Italia, que ganhou market share de rivais e se aproximou mais da Claro, com a qual disputa o posto de segunda maior operadora celular do país.

A líder Vivo, controlada pela espanhola Telefónica, terminou janeiro com 60,8 milhões de assinantes e praticamente a mesma participação de mercado vista em dezembro, ao redor de 29,7 por cento.

A Claro, da mexicana América Móvil, tinha no fim de janeiro 52,2 milhões de clientes e fatia de mercado de 25,5 por cento, também quase estável na comparação com o mês anterior.

A TIM estava com 51,8 milhões de usuários, segundo a Anatel, representando 25,3 por cento do mercado. Em dezembro, a empresa aparecia no ranking com 25,1 por cento de market share.

A Oi, enquanto isso, encerrou o último mês com quase 39,6 milhões de clientes e participação de 19,3 por cento, queda de 0,1 ponto percentual contra dezembro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES