O Banco Central do Brasil (BC) autorizou, na noite de terça-feira (30), o funcionamento do sistema de pagamentos do WhatsApp no Brasil. Chamado de WhatsApp Pay, o recurso foi suspenso no Brasil, logo após o seu anúncio, em junho de 2020, por ordem do Banco e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Aprovada em outubro pelo Banco Central, a “Facebook Pagamentos do Brasil”, foi configurada como uma “iniciadora de pagamentos” no sistema financeiro brasileiro. A plataforma é responsável por intermediar o contato entre o usuário e a sua instituição financeira, levando a ordem da transação do correntista ao banco para que se faça uma transação.
Embora tenha sido autorizado pelo BC, o sistema de pagamentos e transferências ainda não tem uma nova data de lançamento. Vale lembrar que, antes do bloqueio, o sistema chegou a entrar em ação e ficou no ar por cerca de uma semana, até que a autoridade responsável pela política econômica interveio no seu funcionamento e levou a ferramenta para análise.