App para inibir roubos de celulares já bloqueou mais de 4,3 mil aparelhos

O programa, iniciado em 19 de dezembro, visa facilitar o bloqueio de celulares roubados, buscando inibir o aumento desse tipo de crime no Brasil.

App para inibir roubos de celulares já bloqueou mais de 4,3 mil aparelhos | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O programa Celular Seguro, lançado há uma semana, já bloqueou 4.349 aparelhos roubados, furtados ou perdidos, conforme informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O programa, iniciado em 19 de dezembro, visa facilitar o bloqueio de celulares roubados, buscando inibir o aumento desse tipo de crime no Brasil. Embora tenha alcançado sucesso, há desafios a serem superados para tornar um celular roubado inutilizável, conforme a intenção do ministério.

São Paulo lidera em alertas de bloqueio, com 1.125 ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro (494), Pernambuco (324), Bahia (308) e Minas Gerais (287). Desde o lançamento, o Celular Seguro contou com 579.883 inscrições de celulares, 797.353 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) e 528.836 registros de pessoas de confiança.

O serviço, disponível por meio de site e aplicativo, atua como uma ponte para acionar a operadora do celular e os bancos, bloqueando a linha e evitando o acesso indevido a aplicativos e contas. O governo planeja ampliar a parceria com operadoras para bloquear não apenas o celular, mas também o chip, impedindo o recebimento de mensagens que permitam recuperar senhas de redes sociais. Essa expansão está prevista até 9 de fevereiro de 2024.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES