Um aluno do ensino médio de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, desenvolveu, durante as aulas de eletrônica, um aparelho que mostra o gasto de energia elétrica de uma casa em tempo real. O estudante foi classificado para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia na capital.
O aparelho promete ajudar o consumidor a controlar melhor a conta de luz. Ele transforma o consumo de kilowatts em reais, orientando quanto o consumidor está gastando.
O estudante Rodrigo Fernandes desenvolveu um circuito de medição e um programa que apresenta os dados no computador. Digitando o valor que a concessionária cobra por kilowatts/hora, o sistema aponta o gasto.
Ao acender uma lâmpada, por exemplo, o aparelho indica que o gasto será de R$ 0,2 por hora que continuar acesa. O equipamento é ligado ao relógio tradicional, usado pela empresa que fornece a energia e traduz de forma imediata as informações que só chegariam ao fim do mês.
Durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo, Rodrigo terá contato com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), empresários e outros inventores. O jovem espera trazer informações que ajudem a melhorar o projeto que criou.
A feira será entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16), na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.