Pesquisadores alemães de duas universidades entrevistaram 600 pessoas e notaram que cerca de um terço delas se sente mal ao entrar no Facebook e ver as interações de seus amigos. De acordo com o estudo, perceber que seus contatos podem ter uma vida divertida pode fazer com que um usuário sinta inveja, tristeza e até uma "insatisfação geral? com a sua própria vida.
Segundo os experts da Humbold University, em Berlim, e da Technical University, de Darmstadt, o sentimento de inveja é despertado em diversos usuários do Facebook quando eles visualizam diversos tipos de interação. Os números do estudo são bem impressionantes: 36% das pessoas disseram que se sentem ?frequentemente? ou ?algumas vezes? frustrados quando se conectam à rede social.
Entre os principais motivos para isso estão as fotos de férias, atualizações de status em que haja comemorações por sucesso no trabalho e publicações que tenham relação com a vida social (como fotos e check-ins realizados em determinados locais) dos amigos. Até fotos de animais e desejos de ?feliz aniversário? incomodam os ?invejosos digitais?.
Resumidamente, a ideia do estudo é comprovar que as pessoas usam o Facebook para medir seu próprio sucesso e popularidade, e fazem isso ao comparar suas atividades com as de seus amigos. No entanto, segundo os responsáveis pela pesquisa, as pessoas estão ?dando muita importância à felicidade dos outros somente pelo que lêem, causando uma base perfeita para a inveja?.
?Mostramos cientifcamente que as redes sociais dão acesso a muitas notícias positivas e que ter amigos bem sucedidos pode causar inveja. Sucesso, talento e bens geram reações de inveja?, comentou Hanna Krasnova, da Humboldt University.