Uma tartaruga de couro de cerca de 200 Kg apareceu morta na manhã deste sábado (22) na Praia da Marina, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O animal, de cerca de 2 metros, foi encontrado encalhado e em estágio de decomposição. Um outro animal da mesma espécie foi encontrada na Praia de João Fernandes na quinta-feira (20).
Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente enterraram o animal na areia da praia. A causa da morte é desconhecida.
Aparições de tartarugas mortas no interior do Rio
No dia 5 de abril, duas tartarugas de couro foram encontradas mortas em Unamar, Cabo Frio, em estágio avançado de decomposição. Moradores da região disseram, na ocasião, que mais de 10 tartarugas foram encontradas na costa do interior do RJ em uma semana.
Em 4 de abril, uma tartaruga da mesma espécie apareceu morta na Praia do Vargas, em Araruama. Moradores da localidade suspeitaram que a pesca com traineiras tenha sido responsável pela morte do animal raro. A situação fez com que quatro moradores de Saquarema criassem o projeto "Quintal de Casa", que busca gerar, pela internet, maior conscientização ambiental.