Talco é classificado como 'provavelmente cancerígeno' por agência da OMS

Análise combinou estudos parciais em seres humanos e testes feitos com animais de laboratório

Avalie a matéria:
Talco é classificado como 'provavelmente cancerígeno' por agência da OMS | Imagem: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o talco como "provavelmente cancerígeno" em um estudo publicado nesta sexta-feira (5) na revista The Lancet Oncology. A pesquisa foi conduzida por cientistas do Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (CIRC/IARC), durante uma reunião em Lyon, na França.

Os especialistas compilaram estudos que indicam que o talco, um mineral extraído em diversas partes do mundo, causou câncer de ovário em seres humanos, além de evidências obtidas em testes com animais de laboratório. 

EXPOSIÇÃO AO TALCO É DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS

Quem participa do processo produtivo

Ocorre no ambiente de trabalho durante a extração, moagem ou processamento do talco, ou durante a fabricação de produtos que o contenham.

Para a população em geral

A exposição ocorre principalmente através do uso de cosméticos e pós-corporais contendo talco.

A avaliação não focou no talco contendo amianto, mas não foi possível excluir a possibilidade de contaminação por amianto no talco usado pelos participantes dos estudos analisados. 

AMIANTO PODE CAUSAR CÂNCER?

A substância, usada em várias indústrias, pode causar câncer no mesotelioma, ovário, pulmão e laringe, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Cânceres causados pelo amianto podem levar de 10 a 50 anos para manifestar sintomas. Todas as formas de amianto são cancerígenas, incluindo crisotila (branco) e anfibólios como actinolita, amosita (marrom), antofilita, crocidolita (azul) e tremolita. 

Respirar fibras de amianto pode causar câncer e outras doenças. Em 1995, o Brasil restringiu alguns usos do amianto, mas continuou sendo um grande produtor e consumidor até 2017, quando o Supremo Tribunal Federal proibiu sua extração, industrialização, comercialização e distribuição. Em 2023, a decisão foi mantida. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES