De acordo com informações do contra-almirante John Mauger da Guarda Costeira dos Estados Unidos, o submarino Titan, que desapareceu na segunda-feira (19) durante uma expedição aos destroços do Titanic, possui um suprimento de emergência de oxigênio com duração de até 96 horas. Essas informações foram fornecidas pelo operador da embarcação. A Guarda Costeira estima que os passageiros tenham disponíveis entre 70 e 96 horas de oxigênio a bordo do submarino.
Durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira, o Comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira destacou a complexidade das operações de busca, uma vez que a embarcação desaparecida pode ser encontrada tanto submersa quanto na superfície da água. Mauger, encarregado da operação de busca, declarou que há a possibilidade de o submarino ter emergido, mas perdido a comunicação. A busca está sendo conduzida com o auxílio de aeronaves, boias de sonar e um sistema de sonar instalado em um navio adjacente, destinado a captar quaisquer sons detectáveis na coluna d'água.
O submarino pertencente à empresa OceanGate, que conduzia expedições turísticas para visitar os destroços do Titanic, encontra-se desaparecido no Oceano Atlântico. A Guarda Costeira dos Estados Unidos lançou uma operação de busca e salvamento na segunda-feira, em resposta a esse incidente. A embarcação abrigava cinco pessoas em seu interior. A empresa OceanGate, responsável pelo submarino desaparecido, declarou estar explorando e mobilizando todas as opções disponíveis para garantir o retorno seguro da tripulação.
Saiba quanto custa passeio no submarino que desapareceu ao visitar Titanic
O valor do ingresso para visitar os destroços do Titanic, no submarino turístico que desapareceu, custava até US$ 250 mil por pessoa, o equivalente a R$ 1,2 milhão. É o que afirmou Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, a empresa responsável pela viagem, em entrevista ao New York Times. De acordo com ele, o alto valor se deve à grande curiosidade do público pelo navio naufragado em 1912.
“Para aqueles que pensam que é caro, é uma fração do custo de ir ao espaço e é muito caro para nós pegar essas naves e ir até lá”, disse Rush. “E as pessoas que não gostam que ninguém ganhe dinheiro esquecem o fato de que essa é a única maneira de fazer qualquer coisa neste mundo se houver lucro ou necessidade militar.”, declarou Stockton Rush ao NYT.
O submarino foi criado em 2009 para oferecer passeios ao ponto do naufrágio do Titanic. A viagem leva cerca de oito dias e pode incluir um mergulho de oito horas até os destroços da embarcação inglesa. No ano passado,o proprietário da empresa compartilhou um vídeo de um minuto obtido durante uma de suas viagens ao local do naufrágio, descoberto em 1985, a menos de 400 milhas da Terra Nova.
(Com informações do Portal iG)