Na terça-feira (19), mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul localizaram o corpo de uma mulher no município de São Valentim do Sul, elevando para 49 o número de vítimas fatais em decorrência das intensas chuvas que provocaram enchentes e danos significativos em diversas cidades gaúchas. Até o momento, não há confirmação se a vítima faz parte das dez pessoas que estão na lista de desaparecidos.
Conforme o último balanço da Defesa Civil do estado divulgado na noite de terça-feira (19/9) sobre as operações de resgate nas áreas afetadas, além das dez pessoas desaparecidas, foram registrados 3.130 resgates e 4.855 pessoas desabrigadas desde o início dos desastres.
Atualmente, 765 pessoas continuam nessa condição de desabrigados, conforme informações da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul. O estado também conta com 21.095 pessoas desalojadas. No total, 106 municípios foram atingidos, afetando a vida de quase 360 mil pessoas.
A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas válido até às 12h desta quarta-feira, que podem resultar em alagamentos, transbordamento de arroios e inundações progressivas em córregos e canais, além de descargas elétricas, possível queda de granizo e rajadas de vento, principalmente na região sul do Rio Grande do Sul.
(Com informações da Agência Brasil)