A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte causada pelas enchentes no estado, elevando o total de óbitos provocados pelas chuvas para 179. Além disso, 34 pessoas continuam desaparecidas. Segundo o último boletim, os temporais afetaram 478 municípios gaúchos e impactaram 2,3 milhões de pessoas.
PREVISÃO DO TEMPO
Uma onda de frio deverá despencar as temperaturas na região Sul do país, a partir desta sexta-feira (28), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia. Estão previstas fortes geadas e temperaturas negativas devido à passagem de uma frente fria, entre esta sexta e sábado (29), que vai se refletir ao menos até o início da próxima semana.
Os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. Conforme o Inmet, durante a passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva neste sábado.
ALERTAS METEOROLÓGICOS
Em nota, a Defesa Civil informou que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos.
Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada e o número passa a receber informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. É necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". A partir daí, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para receber mensagens encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
(Com informações da Agência Brasil e FolhaPress)