Dos 880 voos previstos até as 11h deste sábado (25), dia de Natal, nos principais aeroportos do país, 92 atrasaram mais de meia hora (11,1% do total) e 104 foram cancelados (11,8%). Entre os 68 voos internacionais, nove atrasaram (13,2%) e quatro foram cancelados (5,9%). Os números fazem parte de balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A situação é tranquila nos terminais. As empresas aéreas dizem que, nos feriados, é comum o aumento de voos cancelados, devido à queda na demanda. Já na noite de sexta-feira (24), os passageiros não enfrentavam mais transtornos. Até as 22h, o índice de atrasos dos voos domésticos era de 17,3% e, o de voos internacionais, de 19,2%.
Neste sábado, em Brasília, dos 61 voos previstos até as 11h, nove atrasaram e um foi cancelado. Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, cinco voos atrasaram e 16 foram cancelados, dos 66 marcados. Em Guarulhos, dos 80 voos, 15 atrasaram e quatro foram cancelados.
No Rio, no aeroporto do Galeão, seis voos atrasaram e um foi cancelado, de um total de 51. No Santos Dumont, três voos atrasaram e seis foram cancelados, entre 35 programados.
Ameaça de greve
No início da semana, os funcionários das empresas aéreas ameaçaram entrar em greve.
Na quarta-feira (22), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 80% dos trabalhadores continuem trabalhando até o início de janeiro. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 100 mil.
Em assembleia na manhã de quinta-feira (23), a paralisação foi suspensa. Mesmo assim, na quinta, os passageiros enfrentaram transtornos. Até as 22h, 39,5% dos voos domésticos e 41% dos voos internacionais sofreram atrasos.