O período chuvoso começou na capital. Diante disso, a situação de estruturas urbanas, que já continham falhas, tende a piorar com a falta de drenagem regular da água da chuva. Na Avenida Jockey Club, zona Leste de Teresina, as condições de algumas calçadas são precárias. Falta acessibilidade, pavimento e segurança para quem dirige e caminha pelo local.
A área mais crítica pertence ao terreno de uma construtora, que está rodeado de tapumes. O lixo se acumula nos buracos da calçada e tem dificultado o percurso dos pedestres. "Além do mato, tem o lixo, o esgoto que sobe", contou Viviane de Paula, representante de vendas e moradora do bairro.
Em nota, a Gerência de Controle e Fiscalização da SDU Leste informou que vai enviar uma equipe de fiscais até o local para identificar o proprietário e notificá-lo. "A medida tem o objetivo de fazer com que o proprietário do local promova os reparos necessários na calçada, como rege o Código de Postura do Município" diz a nota.
Poucos metros à frente, nas proximidades da Praça Ministro Pedro Borges, um bueiro chama atenção, devido a uma grande abertura. "Uma pessoa passa tranquila por ali, caso esteja chovendo muito", contou o vendedor de doces Paulo Maurício.
Já na calçada da praça, um profundo buraco se abriu. Preocupados, moradores colocaram pedaços de madeira e ferro para chamar atenção de quem passa pelo local. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste informou, por meio da Gerência de Obras e Serviços, que prosseguirá com o andamento da obra, para que os serviços de reparos sejam executados o mais breve possível.