SEÇÕES

Sisu 2026: inscrições começam em janeiro; veja datas, vagas e as principais mudanças

Serão oferecidas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos. Novas regras permitem utilizar a nota dos últimas três edições

Sisu 2026 irá abrir inscrições ainda em janeiro | Foto: Reprodução
Siga-nos no

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já iniciam neste mês de janeiro, entre os dias 19 a 23. 

Essa será a maior edição da história e contará com 136 instituições, sendo elas universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica. Ao todo serão ofertadas 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos.

Para se inscrever, os participantes devem acessar exclusivamente o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Os candidatos podem escolher até dois cursos.

Haverá vagas reservadas pela Lei de Cotas e às ações afirmativas próprias de cada instituição. Para isso, é necessário preencher o cadastro socioeconômico e indicar as modalidades de reserva desejadas.

O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e as matrículas nas instituições terão início em 2 de fevereiro de 2026.

MUDANÇAS NO SISU 2026

A partir de 2026, os participantes poderão utilizar o resultado das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O sistema irá considerar a nota da edição que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. 

Caso haja empate na utilização das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a maior nota em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade.

Só podem participar desta edição os candidatos que tenham participado de uma ou mais edições com nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também