Comprometido com a causa do fortalecimento do bonito trabalho desenvolvido pela Apae -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, o deputado federal Silas Freire (PR) esteve na tarde deste sábado em visita às entidades em Piripiri e Pedro II, entregando cartilhas dos Direitos da Pessoa com Autismo e ainda conhecendo a realidade da instituição e suas dificuldades.
A cartilha entregue pelo parlamentar foi editada pela OAB do Distrito Federal e reeditada pelo gabinete do deputado para que fosse distribuída para pais e familiares dos autistas, além das pessoas que convivem e lidam com eles no dia a dia, para que elas possam conhecer seus direitos e suas conquistas "Nós fizemos este documento para os irmãos que necessitam de atenção especial, como os autistas que tem uma demanda crescente no nosso estado. Muitas famílias e educadores não sabem os direitos que eles possuem e poderão agora conhecer as diretrizes e os direitos desses nossos irmãos especiais, o que é muito importante.", explicou Silas Freire.
Leidinalva Silva falou sobre o sentimento dos pais que recorrem à Apae " Esta é uma atitude que muito nos honra, muitos pais agora vão poder fazer cumprir os direitos de seus filhos e dar mais qualidade de vida a eles", relatou.
Na oportunidade, o deputado visitou as instalações da entidade e foi recebido com muito carinho pelos pais, diretores e educadores, além de crianças e jovens atendidos pela Apae.
Ele destacou que seu mandato está à disposição da entidade e que vai colaborar com recursos, dentro de seus limites pelo fato de ser suplente: "Não foi a Apae que me convidou aqui, fui eu que me convidei para vir aqui ver de perto suas necessidades. Solicito à direção que encaminhe ao meu gabinete as maiores carências e dificuldades, vou me empenhar por emendas para colaborar com a família Apaeana. Quero em 2016 encaminhar para as várias Apaes do Piauí a nossa contribuição como parlamentar e, apesar da suplência, me comprometo a destinar uma emenda parlamentar para esta causa." disse.
Durante a visita em Pedro II, a diretora Francisca Camilo comunicou que em março acontecerá a Marcha à Brasília de todos os presidentes da Apae no Piauí, para buscar o direcionamento de emendas para a entidade, que passa por dificuldades. Desde já, Silas Freire promete apoiá-los.
A Apae de Piripiri atende 800 pessoas com deficiência, já a Apae de Pedro II atende cerca de 135 alunos na parte educacional e 170 na parte clínica. Silas Freire também visitou recentemente a Apae de Parnaíba , entregou o material e , como fez agora, se comprometeu a colaborar com o desenvolvimento da instituição.
" O combustível que move a Apae é o carinho, amor e atenção. Esta casa é abençoada pelo bonito e valoroso trabalho desenvolvido" , finalizou Silas Freire.