Na sexta-feira (13) foi dado alerta vermelho para temporal na região Norte do estado do Piauí e Ceará. Cajueiro da Praia e Luís Correia estão entre os locais que podem ser atingidos por fortes tempestades. Isso se deve às grandes áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permanecem próximas à costa do Norte Nordeste, mantendo o alerta de temporais, especial para estes estados.
Além disso, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí informou que os municípios de Barras, José de Freitas, Piripiri, Cabeceiras, Batalha, Lagoa Alegre e Esperantina estão em situação de enchente. Parte da população de sete cidades do Norte do Piauí está desabrigada por causa das enchentes causadas pelas cheias dos rios que cortam a região.
Quanto às chuvas, diante da Carta Sinótica da Marinha, que aponta ZCIT acima do estado, o climatologista Werton Costa confirma a influência e intensificação das precipitações no litoral. “Observa-se também que no centro do Brasil há uma Zona de Baixa Convergência que contribui para potencializar a ação da zona em rumo ao interior. Nos extremos, essa umidade bem concentrada vai atingindo inicialmente o litoral e com potencial para chegar em Teresina”, falou.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) acompanha a adoção de medidas preventivas e assistenciais em caso de atuais e possíveis enchentes no primeiro semestre deste ano, nos municípios de Piripiri e Brasileira, diante das análises das condições atmosféricas fornecidas pelos climatologistas.
O secretário estadual de Defesa Civil do Estado do Piauí, Geraldo Magela, vem orientando municípios com risco de ocorrência de enchentes a promover medidas de caráter preventivo, como a limpeza de canais, galerias e bueiros, além do desassoreamento de rios e riachos, sobretudo em áreas urbanas, com o objetivo de reduzir o potencial das enchentes e facilitar o escoamento pluvial.