De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, aproximadamente sete em cada dez pais (72,6%) participaram do pré-natal dos filhos no Piauí. O levantamento considera os homens de 15 anos ou mais de idade que estavam participando do pré-natal da gravidez atual ou da gravidez da última criança com menos de 6 anos de idade. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A proporção do Piauí está abaixo da média nacional, que foi de 76,7%, mas é o segundo maior índice do Nordeste, atrás apenas do Ceará (77,5%). A maior taxa do país é do estado de São Paulo (86%) e a menor foi registrada em Sergipe (59,5%). A PNS mostra que cerca de 66,9% das mulheres entre 15 e 49 anos de idade já ficaram grávidas no Piauí e 63,9% dos homens de 15 anos ou mais de idade já tiveram filhos.
Ainda conforme a pesquisa, cerca de 84,4% das mulheres piauienses em idade fértil, que estavam sexualmente ativas e que ainda menstruavam, informaram fazer uso de algum método anticoncepcional. Para esse propósito, aproximadamente 36,1% delas fizeram ligadura nas trompas ou o parceiro havia feito vasectomia, cerca de 32,1% utilizavam a pílula anticoncepcional e 23,6% usavam a camisinha masculina. Outros métodos contraceptivos eram adotados por 8,2% delas.