A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou ofício, para todos os hospitais da Rede Estadual, suspendendo as cirurgias eletivas ambulatoriais no período de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2023.
A decisão foi uma ação preventiva, que faz parte do plano de contingência para este final de ano, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados. Também motivaram a decisão a dificuldade de fornecimento de insumos, utilizados nos procedimentos, juntos as indústrias produtoras, decorrente da falta de matéria-prima.
"Determinamos, ainda, a realização imediata de cirurgia em todos os pacientes internados e na Fila da Regulação Hospitalar nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde(EAS) com a força de trabalho das cirurgias eletivas, respeitando a programação operacional do hospital. Fica a critério do Diretor
do EAS a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores", explica o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
As determinações do ofício não são válidas para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgênciae emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgico.