Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI) apresentou o projeto que visa investimentos na área da saúde e assistência social. Os planos serão voltados para a Vigilância em Saúde, fortalecendo as áreas da vigilância ambiental; vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
O secretário Neris Júnior coloca que as áreas de vigilância reforçaram sua importância dentro de uma realidade de pandemia, com isso investimentos nessas áreas é dever da gestão, para garantir uma vigilância de maior qualidade e com mais condições de desempenhar seu trabalho.
“Esse projeto reforça os cuidados que a Sesapi tem com a saúde da população, fizemos um trabalho exemplar no enfrentamento a pandemia e percebemos a importância de manter investimentos nas áreas de vigilância em saúde, deixando nossas vigilâncias mais preparadas para atender e ajudar a levar uma saúde de maior qualidade para todos os piauienses”, reforça o secretario.
Como já foi exposto, o projeto visa uma reestruturação do sistema de vigilância em saúde do estado do Piauí. Ana Eulálio , diretora de unidade de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, fala que os resultados atingidos pelo Piauí no enfrentamento a pandemia de Covid-19 demonstra a importância desses investimentos nessa área.
“Analisando o trabalho conjunto e todos os esforços tomados pela Sesapi, verificamos a importância e os impactos que os trabalhos voltados para a vigilância em saúde tiveram dentro dos resultados do estado no enfrentamento a Covid-19. Coleta de dados, análise, identificação dos riscos, condições favoráveis para a disseminação da doença entre outros pontos, além de orientações para o poder público sobre como agir nos diversos momentos da pandemia justificam a prioridade dessa reestruturação da nossa vigilância em Saúde” , coloca a diretora.
Os investimentos junto ao banco mundial também devem chegar ao âmbito da reestruturação e requalificação dos processos de trabalho, das condições tecnológicas e funcionamento do Lacen.
“A vigilância em saúde é uma área que afeta a qualidade da saúde de todos nós, e é raro identificarmos um estado que se dispõe a investir nessa área como o Piauí está se propondo. É uma posição quase que pioneira com esses investimentos e altamente estratégica para a qualidade da saúde no estado nestes próximos anos”, destaca o economista, disse Roberto Iunes, economista sênior do Banco Mundial.
VISITA AO CEIR
Após a realização da reunião o Secretário Neris Júnior aproveitou o momento para fazer uma vistoria nas obras de instalação dos dois elevadores no Ceir, além de verificar como está a estrutura da unidade que presta um trabalho que é referencia no apoio a população. Também verificou o novo aparelho de ressonância magnética, que tornou a realização de exames mais rápida, além de levar mais conforto para os pacientes.
“Verificamos agora o novo equipamento de ressonância magnética e também as obras de instalação dos dois elevadores aqui no prédio do Ceir. São investimentos importantes que irão ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo centro para a nossa população, além de levar mais acessibilidade para o ambiente que é referência nos trabalhos de reabilitação”, disse o Secretário Neris Júnior.