Diagnosticado com bronquite, o Papa Francisco, de 88 anos, foi internado em um hospital em Roma nesta sexta-feira para exames e tratamento, informou o Vaticano. O pontífice, que apresentou falta de ar nos últimos dias e delegou a leitura de discursos a outros oficiais, foi hospitalizado após suas audiências matinais.
FALTA DE AR DURANTE LEITURA
No último domingo, o Papa delegou a leitura de um discurso a um assessor durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Na quinta-feira, a Santa Sé informou que o pontífice realizaria reuniões em sua residência no Vaticano nos próximos dias. Já na véspera, ele havia solicitado a um assessor que lesse seu catecismo durante a audiência semanal devido a um "resfriado forte" que dificultava sua fala.
Após delegar a leitura da homilia a um assessor, o Papa retomou a oração curta do Angelus, rezando pela paz em várias zonas de conflito. Na semana anterior, ele já demonstrava falta de fôlego durante a mesma oração. No discurso deste domingo, Francisco dirigiu-se às forças armadas, destacando que elas devem ser "servidoras da segurança e da liberdade de seu povo".
VÁRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE
O Papa Francisco, que assumiu o cargo em 2013, enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores no joelho e quadril, além de uma cirurgia abdominal. Em 2023, ele foi hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando jovem, teve parte de um pulmão removido.