Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) realizaram uma visita técnica na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta quinta-feira (10).
Por ser localizado dentro da UFMG, o Centro Pedagógico permite aos alunos, desde os primeiros anos escolares, a vivência com o 3º grau e suas práticas, que perpassam por disciplinas optativas, congressos, seminários, pesquisas e publicações. Considerado uma ilha de excelência, o centro atende alunos do ensino fundamental e médio e tem como base investigativa a produção de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão.
Na oportunidade, os professores Marcos Elias Sala e Luíza Santana Chaves, gestores do Centro, apresentaram todos os processos para ingresso na escola de aplicação, tanto para professores como para alunos, assim como as políticas de gerenciamento financeiro e de pessoas, dos grupos de estudos e pesquisas, colegiados, da proposta pedagógica, das políticas de inclusão e estrutura física.
Para Thayane, que é mestre em Educação Inclusiva e já participa de um grupo de estudos da FAE, “a experiência permitiu não apenas conhecer uma outra realidade sobre as políticas inclusivas, mas também vivenciar o fazer e estabelecer contato para futuras pesquisas, parcerias e escritas cientificas, que irão corroborar para melhorias na formação de professores na perspectiva inclusiva da rede municipal de Teresina”, disse.
Já para Willis, além da troca de práticas gestoras e de oportunizar sua integração ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais (NEPED), o fazer observado servirá para direcionar novas práticas gestoras e pedagógicas. “Vamos em busca de resultados de excelência, promovendo espaços de novas experimentações pedagógicas, que subsidiem avanços e reflexões sobre a prática educativa”, finaliza.