Após um fim de semana de temporais em partes do Sul, Sudeste e centro do Brasil, a chuva deve continuar intensa nos próximos dias. Segundo a Climatempo, os maiores acumulados ocorrerão no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Rio Grande do Sul.
Áreas entre o oeste de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre podem registrar até 50 mm de chuva por dia, com ventos de até 60 km/h, conforme o Inmet.
Já nesta terça-feira (15), a chuva pode ser forte e concentrada no oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 100 milímetros e ventos intensos, de até 100 km/h. Nessa região, as tempestades previstas foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, que qualifica as chuvas como de “perigo”.
TEMPERATURAS MAIS AMENAS
Com o aumento da umidade nos próximos dias, as temperaturas tendem a se aproximar da média para o período. Em Campo Grande, a previsão é de 33°C no início da semana, segundo o Inmet, enquanto em Porto Alegre a máxima deve alcançar 28°C.
No Sudeste, o calor continuará, mas sem atingir os recordes registrados no fim de setembro e início de outubro. Em São Paulo, as temperaturas variarão entre 27°C e 29°C, e no Rio de Janeiro, a máxima prevista é de 30°C.
RETORNO DAS CHUVAS
A previsão de chuva para os próximos dias está alinhada com o retorno das chuvas regulares esperadas para a primeira estação.
- Em outubro, as precipitações devem se tornar mais frequentes entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e alcançando grande parte do Amazonas e Acre.
- Em novembro, as chuvas devem atingir o restante do Sudeste e Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará.
- Em dezembro, a chuva se espalhará pelo sul da Bahia, Tocantins e Pará.