O Santuário Nacional inicia nesta segunda-feira (3) a novena em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Diferente dos últimos dois anos, quando foram adotadas medidas de proteção por causa da pandemia de Covid, a Basílica volta a receber público sem restrições.
A novena será realizada de 3 a 11 de outubro no Altar Central da Basílica, em dois horários, às 15h e às 19h. As cerimônias serão feitas por um missionário Redentorista, na parte da tarde, e por um bispo ou arcebispo convidado, no período da noite. Nesta segunda, Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, vai abrir a tradicional novena.
O tema das cerimônias em homenagem à Padroeira neste ano é “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Ao longo da semana, subtemas também serão refletidos. Veja abaixo:
1º Dia - 03/10 - Com Maria, construir uma Igreja sinodal!
2º Dia - 04/10 - Com Maria, construir uma Igreja-participação!
3º Dia - 05/10 - Com Maria, construir uma Igreja-comunhão!
4º Dia - 06/10 - Com Maria, construir uma Igreja-Missão!
5º Dia - 07/10 - Com Maria, construir uma Igreja de escuta, encontro e discernimento!
6º Dia - 08/10 - Com Maria, construir uma Igreja de união fraterna!
7º Dia - 09/10 - Com Maria, construir uma sociedade humana de justiça e paz!
8º Dia - 10/10- Com Maria, sob a força do Espírito, construir a amizade social!
9º Dia - 11/10- Com Maria, a Igreja do Brasil renova seu ardor missionário!
Os fiéis que participam das celebrações ainda são convidados pela Igreja a participarem de um gesto concreto, com a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições beneficentes da região.