A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), em parceria com os órgãos gestores da área da Saúde nos municípios, está realizando campanha de vacinação contra o vírus H1N1 nos presídios e setores administrativos ligados ao sistema prisional do Estado. Detentos, servidores e prestadores de serviços estão sendo vacinados.
A meta, de acordo com a Coordenação de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, é contemplar todos os setores da administração penitenciária e unidades prisionais até junho. Ao todo, a campanha abrangerá os 15 estabelecimentos penais, a Academia de Formação Penitenciária (Acadepen) e demais setores da Sejus.
De acordo com a Coordenação de Saúde Prisional, a campanha segue as recomendações dos ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Na Casa de Custódia de Teresina, que está recebendo a imunização desde essa quarta-feira (17), todos os detentos e servidores serão vacinados.
“A vacinação é uma ação muito boa para nós que estamos presos, porque evita doenças aqui dentro”, disse o reeducando Francisco Gustavo.
Segundo a enfermeira da Casa de Custódia, Nathana Karen, “ além de imunizar contra a gripe, a vacina protege os internos de doenças mais sérias, como a pneumonia, por exemplo”.
De acordo com diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Ágatha Knitter, a campanha de vacinação atende à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e reforça as demais ações voltadas à saúde nos estabelecimentos penais.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, observa que “a Sejus tem avançado na atenção básica à saúde nos presídios, trabalhando de forma conjunta com órgãos de saúde do Estado e dos municípios, visando à expansão da Política Nacional de Saúde no Sistema Prisional, assegurando o processo de humanização do sistema".