O Seguro Rural atingiu a marca de um milhão de apólices contratadas com o auxílio do governo federal, nesta semana. A marca considera todas as apólices contratadas desde o início do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que é um dos pilares da política agrícola brasileira.
O PSR começou em 2005 e concede subvenção econômica para auxiliar os produtores a contratar o seguro, como forma de se prevenirem contras as perdas financeiras ocasionadas por adversidades climáticas. Em 2006, 16,4 mil produtores foram atendidos no país. Para este ano, o governo espera que o número salte para 160 mil, quase dez vez mais.
No início do programa, apenas quatro seguradoras atuavam no país. Atualmente, 14 empresas estão habilitadas para operar no PSR, o que pode aumentar a concorrência e melhoria dos serviços ofertados aos produtores. O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar uma dessas companhias ou uma instituição financeira que comercializem a apólice.
O seguro rural é destinado aos produtores, pessoa física ou jurídica. A subvenção econômica é concedida pelo Ministério da Agricultura e qualquer pessoa que cultive ou produza espécies contempladas pelo programa pode pleiteá-la. (Fonte: Brasil61)