Um dos compromissos da secretária Rejane Dias ao assumir a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi o de aprimorar a estrutura das escolas públicas estaduais, visto que muitas se encontravam em estado de abandono e deterioração.
Com mais de R$ 135.500.00,00 investidos, a Seduc já concluiu 188 obras das 324 que estavam em andamento. Essas obras foram construção de novas escolas técnicas e profissionalizantes, ampliação de polos da Universidade Aberta (UAB), construção e reforma de quadras poliesportivas, além de obras estruturantes voltadas à parte elétrica, hidráulica, instalação de caixas d’água, recuperação de telhado, de muros, recuperação de lajes e demais serviços de engenharia.
O gerente de engenharia da Seduc, Alex Fabiano, ressalta o trabalho da Seduc na execução de obras com recursos próprios. "É com muito esforço que a Seduc realiza grandes investimentos por todo o Estado com recursos do tesouro estadual. São obras que mudam a realidade dos alunos e garantem um ambiente adequado aos estudos", afirmou.
Fazendo mais investimentos na infraestrutura escolar, a Seduc já adquiriu cerca de R$ 70 milhões em equipamentos, de 2015 até agora, que têm feito muita diferença nas escolas. De fogões industriais, refrigeradores duplex, freezers horizontais, armários, ventiladores, splits, kit aluno (material escolar) e tablets a lousas interativas digitais e câmeras de vídeo para o Canal Educação, a Seduc vem modernizando o ambiente escolar.
De acordo com a secretária Rejane, "uma escola não é somente a parte pedagógica. Precisa de geladeira para guardar o lanche dos estudantes, ar condicionado, água gelada e, enquanto gestores, também precisamos nos preocupar com estrutura física e aquisição de materiais, de acordo com as necessidades que vão surgindo. Por isso, vamos trabalhar sempre para conquistar mais. Enquanto estiver à frente da Secretaria da Educação, nosso compromisso é melhorar cada dia mais a qualidade do atendimento das escolas da rede estadual", garante Rejane Dias.
A Seduc investe também na reestruturação de Centros Especializados que atendem às pessoas com deficiência. Em Teresina, o Centro de Estimulação Sensorial para Crianças vai ganhar quadra, a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) terá uma piscina e a Associação dos Cegos e o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) também serão beneficiados com melhorias.
Além disso, a Seduc já investiu mais de 25 mil reais em 2017 na aquisição de carteiras escolares adaptadas para alunos com deficiências múltiplas ou paralisia cerebral. As carteiras foram entregues em Teresina e no interior do Estado, através da Gerência de Educação Especial (GEE).
"Nossas escolas atendem um número significativo de alunos e temos que ter esse cuidado com a melhoria das estruturas para que elas se tornem ambientes atrativos, além de podermos estimular o esporte e a cultura para evitar a evasão e a reprovação," afirmou a secretária Rejane Dias.